Nome: Teste de levantar e ir cronometrado (TLIC)
Nome original: Timed Up & Go Test (TUG)
Ano de criação: 1991
Construto: Mobilidade funcional
Componente da CIF: Atividade
Qualificador: Capacidade
Número de itens: 1 tarefa
Pontuação total: Tempo em segundos
Forma de administração: Desempenho
Tempo de aplicação: Até 5 minutos
População de aplicação: Geral
Materiais necessários: Cronômetro, cadeira padrão com encosto e apoio de braço, fita adesiva ou cone, fita métrica ou trena, lápis e folha de pontuação.
Custo: Gratuito
O TUG é um teste que foi desenvolvido por Podsiadlo, por meio de uma modificação do "Get-up and Go" (Mathias, Nayak e Isaacs) para avaliação de equilíbrio em idosos, mas atualmente é um teste que avalia a mobilidade funcional, pode avaliar a marcha e a transferência sentado para em pé, pode estimar a velocidade de marcha, a força de membros inferiores e o equilíbrio dinâmico e pode indicar risco de quedas.
O teste consiste em o paciente se levantar da cadeira que está sentado, andar três metros à frente, girar, retornar e se sentar novamente. Sua pontuação é o tempo em segundos que o paciente levou para completar toda a tarefa. Quanto menor o tempo, melhor é a mobilidade funcional do paciente. Caso o paciente precise de ajuda de terceiros o teste é zerado. Não há custo para utilização.
É um dos instrumentos do Core Set da fisioterapia neurofuncional. É altamente recomendado a utilização na reabilitação de indivíduos com AVC, esclerose múltipla, distúrbios vestibulares e lesão medular incompleta. Recomendado para indivíduos com doença de Parkinson. Tem alguns estudos de propriedades de medida em populações idosas e com condições musculoesqueléticas, mas nenhuma informação de recomendação específica para essas populações. Em outras populações pode ser utilizado, porém necessita de mais estudos.
ORGNIZAÇÃO DO ESPAÇO
Será necessário um espaço aberto ou corredor de pelo menos 4 metros. A cadeira ficará numa extremidade, sem encostar na parede e será marcado com fita adesiva três metros à frente. Preferencialmente usar fita adesiva para marcar, caso não dê para usar a fita, ela pode ser substituída por um cone. É importante que esse corredor ou espaço aberto seja grande ou largo o suficiente para uma pessoa andar confortavelmente e para que o avaliador acompanhe lateralmente um passo atrás para aumentar a segurança durante o teste e que o espaço seja livre de obstáculos ou objetos que interfira no trajeto do paciente.
A cadeira deve ter uma altura do assento entre 43 e 50 cm. O importante é observar se o paciente fica com um ângulo de 90° de flexão de quadril e joelho quando senta na cadeira, pois se a cadeira for mais alta vai deixar a tarefa mais fácil, o que pode levar a um tempo reduzido, e se ela for mais baixa vai deixar a tarefa mais difícil, o que pode levar a um tempo maior ou a impossibilidade de se levantar, que não condiz com a real capacidade do paciente.
PONTUAÇÃO
INFORMAÇÕES GERAIS
OUTRAS FORMAS DE APLICAÇÃO DO TUG
RELAÇÃO DO TUG COM A CIF
LINKS E REFERÊNCIAS
ATENÇÃO!
As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).
Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.
Comments