Nome: Teste de Sistemas de Avaliação de Equilíbrio (TSAE)
Nome original: Balance Evaluation Systems Test (BESTest)
Local de criação: Estados Unidos da América
Ano de criação: 2009
Construto: Equilíbrio
Componente da CIF: Atividade e função do corpo
Qualificador: Capacidade
Número de itens: 36 itens
Pontuação por item: 0 a 3 pontos
Pontuação total: 0 a 108 pontos
Forma de administração: Execução das atividades
Tempo de aplicação: 20 a 30 minutos
Treinamento: Ler um manual de aplicação
População de aplicação: Geral
Materiais necessários: Cronômetro, fita métrica, bloco de espuma (60x60x10cm, densidade média), rampa (60x60cm e 10°), degrau (15cm), 2 caixas de sapato (altura total 23cm), peso livre de 2,5kg, cadeira com braços, fita adesiva, lápis e folha de pontuação
Custo: Gratuito* (ver descrição)
DESCRIÇÃO
O BEST é um teste desenvolvido pela Drª Fay B. Horak para avaliação do equilíbrio. Possui 36 itens divididos em seis domínios ou contextos de avaliação, são eles: restrições biomecânicas, limites de estabilidade/verticalidade, ajustes posturais antecipatórios, respostas posturais, orientação sensorial e estabilidade na marcha. A pontuação de cada item é dada por um valor de 0 (comprometimento grave) a 3 (sem comprometimento), com uma pontuação total variando de 0 a 108 pontos que podem se ser calculados em porcentagem e pode ser calculada, separadamente, a pontuação de cada domínio. Utilizado em qualquer população com limitação em atividades diárias, principalmente em indivíduos com condições de saúde de origem neurológica e musculoesquelética.
Os pacientes devem estar com sapatos confortáveis e baixos ou descalços. Os pacientes podem utilizar dispositivos auxiliares, porém a pontuação diminuirá um ponto em cada item que for necessário.
Sua utilização para prática clínica e pesquisa é gratuita e a folha de pontuação e seu manual estão disponíveis na internet, porém o DVD de treinamento é pago e pode ser encontrado para compra no site www.bestest.us. Outras informações sobre uso comercial estão disponíveis no site. O BEST tem duas versões, o MiniBEST e o Brief BEST.
É altamente recomendado a utilização na reabilitação para indivíduos com doença de Parkinson. Recomendado para indivíduos com AVC. Razoável de recomendar para indivíduos com distúrbios vestibulares, esclerose múltipla, lesão medular e lesão cerebral, mas precisam de mais estudos. Tem alguns estudos de propriedades de medida em populações idosas e indivíduos com condições musculoesqueléticas, mas nenhuma informação de recomendação específica para essas populações.
PONTUAÇÃO GERAL
PONTUAÇÃO POR ITEM
RELAÇÃO ENTRE O BESTest E A CIF
LINKS E REFERÊNCIAS
ATENÇÃO!
As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).
Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.