top of page

Teste da caixa e bloco (BBT)

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Nome: Teste da Caixa e Bloco (TCB)

Nome original: Box and Block Test (BBT)

Ano de criação: 1957

Construto: Destreza manual

Componente da CIF: Função corporal

Número de itens: 1 tarefa

Pontuação total: Quantidade de blocos deslocadas em um minuto

Forma de administração: Execução da tarefa

Tempo de aplicação: 2 a 5 minutos

População de aplicação: Geral

Materiais necessários: Caixa de madeira de 53.7 cm x 25.4 cm x 8.5 cm, divisória, 150 cubos de madeira de 2.5 cm, cronômetro, mesa, cadeira, documentação

Custo: Gratuito


DESCRIÇÃO

O BBT é um teste desenvolvido para avaliação da destreza manual grossa. Consiste em um teste de desempenho na tarefa de passar os blocos de um compartimento da caixa para outro. Cada bloco deve ser movido de forma individual, caso mais de um bloco seja movido juntos conta apenas como um bloco só e para contabilizar o ponto o paciente não pode jogar o bloco por cima da divisória e sim passar a mão por cima dela (passando os dedos já pode ser considerado ponto). Caso os blocos caiam no chão ou saltam do segundo compartimento para fora é contado como ponto válido. Ao final a pontuação é a quantidade de blocos transferidos de um compartimento para outro em um minuto e quanto mais alta a pontuação mais destreza manual grossa esse paciente tem.

O ideal é realizar o teste dos dois membros superiores e em caso de assimetria a pontuação do membro não afetado pode ser levado como referência para o afetado e pode ser feito um período de teste de 15 segundos em cada lado antes de iniciar o teste real. A utilização do teste é gratuita, o único custo associado é o de compra dos materiais necessários (caixa, divisória e blocos) e não é necessário custo extra ou treinamento.

É recomendado a utilização na reabilitação para indivíduos com AVC, esclerose múltipla. Tem alguns estudos de propriedades de medida em populações idosas e indivíduos com condições neuromusculares e dor crônica, mas nenhuma informação de recomendação específica para essas populações. Não deve ser usado em pacientes com comprometimento grave de membros superiores e cognição. Em outras populações pode ser utilizado, porém necessita de mais estudos.


RELAÇÃO ENTRE O BBT E A CIF

LINKS E REFERÊNCIAS


ATENÇÃO!

As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).


Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.

bottom of page