top of page
Aline de Lima

Questionário de Incapacidade do Braço, Ombro e Mão (DASH)

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Nome: Questionário de Incapacidade do Braço, Ombro e Mão (QIBOM)

Nome original: Disabilities of the Arm, Shoulder, and Hand Questionnaire (DASH)

Local de criação: Estados Unidos da América e Canadá

Ano de criação: 1996

Construto: Incapacidade do membro superior

Componente da CIF: Estrutura e função corporal; Atividade e Participação

Qualificador: Desempenho

Número de itens: 30 itens

Pontuação por item: 1 a 5 pontos

Pontuação total: 0 a 100%

Forma de administração: Entrevista e autoaplicação

Tempo de aplicação: 5 a 30 minutos

População de aplicação: Geral

Materiais necessários: Lápis e folha de pontuação

Custo: Gratuito


DESCRIÇÃO

O DASH é um instrumento desenvolvido pelo Institute for Work & Health, pelo Council of the Musculoskeletal Specialty Societies e pela American Academy of Orthopaedic Surgeons para avaliação de deficiências e incapacidades dos membros superiores. Possui 30 itens que podem ser divididos em função física (23 itens), avaliação dos sintomas (sete itens) e possui quatro itens adicionais usados para medir sintomas e função dos membros superiores em atletas, artistas e trabalhadores que exigem um alto nível de função. A pontuação de cada item é dada por um valor de 1 (nenhum) a 5 (incapaz). A pontuação total é calculada como uma porcentagem onde 0 é sem incapacidade e 100 é incapacidade máxima. Caso haja mais de três itens não respondidos, a pontuação máxima do instrumento não pode ser calculada. As pontuações dos itens adicionais são calculadas separadamente dos outros 30 itens do instrumento. E não podem ser calculadas caso haja algum item em branco.

Atualmente o DASH possui duas versões reduzidas – o QuickDASH e o QuickDASH-9. O QuickDASH possui 11 itens desenvolvidos a partir do DASH e também mantém os módulos adicionais. Sua pontuação é calculada seguindo os mesmos princípios do instrumento original e pelo menos dez dos 11 itens devem ser preenchidos para o uso correto. Como possui menos itens o QuickDASH é mais eficiente que o DASH, porém suas propriedades de medida são similares ao original. O QuickDASH-9 possui nove itens desenvolvidos a partir da versão original. Sua pontuação segue o mesmo princípio das outras duas versões, porém com a alteração da pontuação de 1 a 5 para 0 a 4, com o esquema de pontuação ajustado para a mudança.

Sua utilização é gratuita para aplicações não comerciais e a folha de pontuação está disponível na internet, o manual (em inglês) pode ser obtido na internet, porém há custo. Além disso, há um site que calcula a pontuação de forma online (www.orthpaedicscores.com) e uma versão do Excel pré-formatado para calcular a pontuação do instrumento também é encontrada no site www.dash.iwh.on.ca. Um aplicativo para IOS também está disponível na AppStore, e segue as mesmas condições de uso da versão em papel.

É recomendado a utilização na reabilitação de indivíduos com condições musculoesqueléticas e tem alguns estudos de propriedades de medida em populações de esclerose múltipla e AVC, mas nenhuma informação de recomendação específica para essas populações (mais estudos são necessários).


PONTUAÇÃO GERAL

PONTUAÇÃO POR ITEM

RELAÇÃO ENTRE O DASH E A CIF

LINKS E REFERÊNCIAS


ATENÇÃO!

As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).


Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.

bottom of page