Nome: Ferramenta Internacional de Resultados de Quadril (FIRQ)
Nome original: International Hip Outcome Tool (iHOT)
Local de criação: Estados Unidos da América e Canadá
Ano de criação: 2012
Construto: Deficiência de quadril
Componente da CIF: Função corporal e atividade
Qualificador: Desempenho
Número de itens: 33 itens
Pontuação por item: 0 a 100 pontos
Pontuação total: 0 a 100 pontos
Forma de administração: Entrevista ou autoaplicação
Tempo de aplicação: 15 minutos
População de aplicação: Disfunção do quadril
Materiais necessários: Lápis e folha de pontuação
Custo: Gratuito
DESCRIÇÃO
A iHOT é uma ferramenta desenvolvida para avaliação das disfunções do quadril e sua implicação na qualidade de vida de jovens e adultos. Possui 33 itens divididos em quatro domínios, sendo eles: sintomas e limitações funcionais, atividades esportivas e recreativas, preocupações relacionadas ao trabalho e preocupações sociais, emocionais e de estilo de vida. A pontuação de cada item é dada por um valor de 0 a 10 em um formato de régua sem numeração. O paciente faz um risco na linha de cada questão e se mede com uma régua a distancia do início da linha até o final. A pontuação final é a média de todas as pontuações medidas em milímetros.
Em 2012, a equipe publicou uma versão reduzida do iHOT com 12 itens (iHOT-12) que mostrou ter propriedades de medidas adequadas, tanto como o original. As pontuações e itens dessa versão reduzida seguem são baseadas na versão original.
Sua utilização é gratuita e a folha de pontuação está disponível na internet. A população alvo do instrumento são jovens de 18 a 60 anos com uma variedade de condições de saúde relacionadas ao quadril ativos.
RELAÇÃO ENTRE O iHOT E A CIF
LINKS E REFERÊNCIAS
ATENÇÃO!
As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).
Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.