Escala de Hoehn e Yahr (HY)

Nome: Escala de Hoehn e Yahr (HY / H&Y)

Nome original: Hoehn and Yahr Scale

Local de criação: Estados Unidos da América

Ano de criação: 1967

Construto: Estágios da Doença de Parkinson

Componente da CIF: Função corporal e atividade

Qualificador: Capacidade

Classificação: 1 a 5

Forma de administração: Observacional

Tempo de aplicação: 1 a 5 min

População de aplicação: Doença de Parkinson

Materiais necessários: Folha de classificação

Custo: Gratuito

DESCRIÇÃO

A HY é uma escala desenvolvida por Margaret Hoehn e Melvin Yahr para avaliação da progressão da doença de Parkinson. É uma escala única com 5 níveis de classificação, podendo ter 7 na escala modificada. É um instrumento específico para a população de doença de Parkinson.

A pontuação é dada pela observação do paciente e pode ser associada ao teste do empurrão. Em caso de dúvida de qual nível o paciente está, optar sempre pelo menor. Sua utilização é gratuita e a classificação está disponível na internet.

É recomendado o uso da escala original, pois a modificada não possui muitos dados sobre as propriedades de medidas até o momento, e ela pode ser usada como critério de classificação e severidade da doença, não sendo uma medida de desfecho.

CLASSIFICAÇÃO

LINKS E REFERÊNCIAS

ATENÇÃO!

As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).

Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.