top of page

Escala de Eficácia de Quedas - Internacional (FES-I)

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Nome: Escala de Eficácia de Quedas - Internacional (EEQ-I)

Nome original: Falls Efficacy Scale - International (FES-I)

Local de criação: Europa

Ano de criação: 2003 a 2006

Construto: Preocupação com quedas

Componente da CIF: Função corporal

Número de itens: 16 itens

Pontuação por item: 1 a 4 pontos

Pontuação total: 16 a 64 pontos

Forma de administração: Entrevista ou autoaplicação

Tempo de aplicação: 5 a 10 minutos

População de aplicação: Geral

Materiais necessários: Lápis e folha de pontuação

Custo: Gratuito

DESCRIÇÃO

A FES-I é um instrumento desenvolvido para avaliação da preocupação com quedas. Possui 16 itens divididos pontuados de 1 (nada preocupado) a 4 (muito preocupado) dependendo de quão preocupados os pacientes estão com a possibilidade de cair de fizerem essa atividades, independentemente de eles realmente realizarem. A pontuação máxima varia de 16 (sem preocupação com quedas) a 64 (grave preocupação com quedas). Caso falte dado em mais de quatro itens da escala, ela não pode ser usada, se for em menos de quatro itens, calcular a pontuação total com base nos itens que foram concluídos. A pontuação é calculada pela divisão da soma dos itens preenchidos pela quantidade total de itens preenchidos e depois o resultado é multiplicado por 16 e arredondado para o número inteiro mais próximo em caso de algum item estar faltando.

Além da versão original, a FES-I possui uma versão curta com sete itens (Short FES-I). Sua pontuação máxima vai de 7 a 28. E caso falte mais de dois itens no Short FES-I ela não pode ser usada. Para calcular a pontuação da escala em caso de item faltante, seguir o mesmo princípio da FES-I original, porém é multiplicado por 7 no final. A Short FES-I não está disponível em português do Brasil ainda, apenas a versão original. Sua utilização é gratuita e a folha de pontuação está disponível na internet, mais informações ou outras versões acessar https://sites.manchester.ac.uk/fes-i/.

É razoável de recomendar para utilizar na reabilitação em indivíduos com lesão medular, mas necessita de mais estudos. Não recomendado para utilizar na reabilitação de indivíduos com doença de Parkinson. Tem alguns estudos de propriedades de medida em populações idosas e indivíduos com condições neurológicas e musculoesqueléticas, mas nenhuma informação de recomendação específica para essas populações.


PONTUAÇÃO GERAL

PONTUAÇÃO POR ITEM

RELAÇÃO ENTRE A FES-I E A CIF

LINKS E REFERÊNCIAS


ATENÇÃO!

As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).


Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.

bottom of page