top of page
Aline de Lima

Escala de Confiança no Equilíbrio Específica para a Atividade (ABC)

Atualizado: 10 de dez. de 2024

Nome: Escala de confiança no equilíbrio específica para a atividade (ECE)

Nome original: Activities-specific balance confidence scale (ABC)

Local de criação: Canadá

Ano de criação: 1995

Construto: Confiança no equilíbrio

Componente da CIF: Função corporal

Número de itens: 16 itens

Pontuação por item: 0 a 100%

Pontuação total: 0 a 100%

Forma de administração: Entrevista ou autoaplicação

Tempo de aplicação: 5 a 10 minutos

População de aplicação: Geral

Materiais necessários: Lápis e folha de pontuação.

Custo: Gratuito* (ver descrição)


DESCRIÇÃO

A ABC é uma escala desenvolvida pela Drª Anita M Myers para avaliação da confiança no equilíbrio. Possui 16 itens pontuados de 0 (nenhuma confiança) à 100 (total confiança) quanto à sua confiança de que realizará a atividade e manter o equilíbrio e permanecer estável. Com uma pontuação final a média da pontuação dos itens com um valor de 0 a 100%. Apresenta algumas versões, sendo a original com 16 itens, uma simplificada (ABC-S) com alterações de algumas perguntas e uma versão reduzida (ABC-6) com 6 itens (itens 5, 6, 13, 14, 15 e 16 da escala original).

A escala pode ser autoaplicada ou aplicada por entrevista. No caso de entrevista é importante não utilizar os termos "cair" ou "medo de cair", o ideal é utilizar o termo "manter o equilíbrio e permanecer estável", pois indica que as pessoas podem recuperar o equilíbrio de um tropeço, escorregão ou mudança de posição. Durante a resposta da escala ele deve imaginar a realização dessas atividades em um ambiente real, ou seja, sua casa e a comunidade, não um ambiente clínico.

A versão em papel da escala pode ser utilizada para treinamento de estudantes, pesquisas e práticas clínicas que avaliam menos de 1000 pacientes por ano (avaliação única). Para outras aplicações é necessário entrar em contato com os pesquisadores ou instituição pelo email amyers@uwaterloo.ca e custos podem ser aplicados.

É recomendado a utilização na reabilitação de indivíduos com qualquer distúrbio neurológico. Tem alguns estudos de propriedades de medida em populações idosas, mas nenhuma informação de recomendação específica para essas populações. Não é adequado o uso em indivíduos que não veem limitação no seu equilíbrio e não objetivam a melhora dele. Em outras populações pode ser utilizado, porém necessita de mais estudos.

PONTUAÇÃO

RELAÇÃO ENTRE A ABC E A CIF

LINKS E REFERÊNCIAS


ATENÇÃO!

As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).


Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.

bottom of page