Nome: Avaliação Funcional da Marcha (AFM)
Nome original: Functional Gait Assessment (FGA)
Local de criação: Estados Unidos da América
Ano de criação: 2004
Construto: Marcha
Componente da CIF: Atividade
Qualificador: Capacidade
Número de itens: 10 itens
Pontuação por item: 0 a 3 pontos
Pontuação total: 0 a 30 pontos
Forma de administração: Execução das atividades
Tempo de aplicação: 5 a 20 minutos
População de aplicação: Geral
Materiais necessários: Cronômetro, fita métrica, corredor de 6 metros de comprimento e 30 cm de largura, duas caixas de sapato (23 cm de altura), degraus, lápis e folha de pontuação
Custo: Gratuito
DESCRIÇÃO
A FGA é um instrumento desenvolvido para avaliação da estabilidade postural durante tarefas de marcha. Foi desenvolvida a partir da modificação do Índice Dinâmico da Marcha (DGI) e possui 10 itens, 7 deles derivados do DGI original e 3 novos. A pontuação de cada item é dada por um valor de 0 (comprometimento grave) a 3 (normal) com uma pontuação total de 0 a 30 pontos. A avaliação pode ser realizada com ou sem dispositivo auxiliar.
Não há custo para aplicação do instrumento, apenas dos materiais necessários para cada atividade. Sua folha de pontuação e instruções estão disponíveis na internet.
É recomendado a utilização na reabilitação para indivíduos com qualquer condição neurológica. Tem alguns estudos de propriedades de medida em populações idosas, mas nenhuma informação de recomendação específica para essas populações.
PONTUAÇÃO GERAL
PONTUAÇÃO POR ITEM
RELAÇÃO ENTRE A FGA COM A CIF
LINKS E REFERÊNCIAS
ATENÇÃO!
As informações contidas neste site são para fins educativos e informativos e não substituem as informações dos estudos e sites oficiais, e se você não é um profissional ou estudante da área da saúde, essas informações não substituem a avaliação por um profissional qualificado (caso suspeite que tenha algum problema de saúde busque ajuda profissional).
Não há interesse financeiro direto em qualquer instrumento de avaliação apresentado no site Avaliação em Fisioterapia.